TIM anuncia suporte a eSIM para smartphones compatíveis

Por enquanto, tecnologia funciona nos iPhones XS, XS Max ou XR. Mas novos aparelhos serão acrescentados até o final do ano.

Nesta segunda-feira, 2, o eSIM estará disponível em lojas da TIM. A tecnologia funciona por meio da leitura de QR Code, substituindo o chip físico pelo digital e permitindo a ativação do plano desejado no smartphone compatível.

Clientes dos segmentos pós-pago e Controle, que sejam usuários dos aparelhos iPhone XS, XS Max ou XR, poderão aderir à funcionalidade. Além dos citados acima, outros produtos chegarão ao mercado brasileiro com esta tecnologia ainda em 2019, diz a operadora. Entre os quais, o novo relógio anunciado hoje pela Samsung.

Embutido na placa-mãe do aparelho, o eSIM possibilita que o consumidor tenha até duas linhas telefônicas. Segundo a operadora, a tecnologia é mais segura que o SIM card tradicional. O QR Code é criptografado e protegendo a conta de adulterações e invasão de hackers. Também contém uma chave exclusiva, que faz a verificação em um servidor toda vez que uma substituição de perfil é solicitada, evitando golpes e dificultando o repasse de aparelhos.

O eSIM precisa ser ativo em loja. A lista das unidades onde isso pode ser feito está aqui.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589