TIM anuncia entrada de Alessandra Michelini no conselho de administração
Em comunicado ao mercado divulgado nesta terça-feira, 17, a TIM anunciou mudanças em seu conselho de administração. Alessandra Michelini foi eleita para o cargo de membro da mesa diretora, substituindo Elisabetta Paola Romano, que deixou a posição em 4 de julho. A nomeação da nova conselheira tem efeitos imediatos.
Conforme o comunicado da operadora, Michelini é cidadã italiana, tem mestrado em Administração de Empresas pelo Politecnico di Milano, mestrado em Gestão pela The European House Ambrosetti e mestrado em Engenharia de Telecomunicações Eletrônicas pela Universidade de Perugia.
A conselheira, desde abril de 2022, ocupa a posição de Chief Transformation Officer na TIM, sendo responsável pela implementação de iniciativas de transformação corporativa e revisão de processos críticos. No período de novembro de 2023 a julho de 2024, ficou à frente do processo de carve-out (separação e venda) da NetCo, unidade de rede fixa do Grupo TIM na Itália que foi vendida ao fundo norte-americano KKR.
Na TIM, Michelini também atuou como chefe de Operações Comerciais e Governança e na área de Enterprise Market, com foco em governança e desenvolvimento de canais e indústria de manufatura de vendas. Também foi chefe de gabinete – primeiro, do presidente e, depois, do CEO –, sendo responsável pelos projetos de transformação digital da companhia.
A nova conselheira ainda acumula uma experiência inicial na Accenture, antes de entrar na Telecom Italia (atual Grupo TIM), em 2004. Na matriz, ainda ocupou cargos na área de Rede, até se tornar chefe do Plano de Tecnologia e do Plano de Desenvolvimento em março de 2014.
Michelini também é membro dos conselhos de administração da Polo Strategico Nazionale (desde agosto de 2022) e da TIM Retail (desde janeiro de 2021).
JCP
Também nesta terça-feira, por meio de aviso aos acionistas, a TIM informou que vai distribuir R$ 300 milhões a título de Juros Sobre Capital Próprio (JSP) – o valor bruto por ação é de R$ 0,12. O pagamento será feito até 23 de outubro.
A data-base que servirá para identificar os acionistas com direito a receber o benefício é a próxima segunda-feira, 23 de setembro. Ou seja, ações adquiridas após essa data não terão direito à distribuição de JCP.