TIM amplia rede 5G para todos os bairros de Recife

Operadora instalou 110 antenas de quinta geração de internet móvel na capital pernambucana e planeja chegar a 165 até o fim deste ano
TIM ativa 5G em todos os bairros de Recife
Todos os bairros de Recife já contam com o 5G da TIM (crédito: Freepik)

A TIM anunciou, nesta quinta-feira, 10, que ampliou a cobertura da rede 5G para todos os bairros de Recife. A operadora, até o momento, instalou 110 antenas na capital pernambucana, o que permite expandir o sinal para os 94 bairros da cidade.

A conexão 5G da TIM chegou a Recife em setembro, quando a empresa ativou a tecnologia em 19 bairros. Segundo a operadora, todas as antenas instaladas contam com conectividade por fibra óptica e backhaul de alta capacidade. A infraestrutura permite que a velocidade de conexão supere 1 Gbps.

Até o fim deste ano, a TIM planeja ativar 165 antenas de quinta geração de internet móvel em Recife, número oito vezes superior ao mínimo obrigatório estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“O Recife é muito relevante para a TIM, tanto no contexto regional quanto nacional. Temos aqui a sede da companhia no Nordeste, parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação”, afirmou, em nota, Alberto Griselli, CEO da operadora.

Além disso, nos dois primeiros meses de funcionamento do 5G na capital pernambucana, cerca de 10% do total de tráfego de dados nas áreas cobertas operam por meio da quinta geração de internet móvel.

Além de Recife, o 5G da TIM já está ativo, por todo o território municipal, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Atualmente, a operadora possui mais de 2,7 milhões de clientes no estado de Pernambuco.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10690