TIM amplia quantidade de pontos seguros para mulheres em situações de risco

Depois de transformar 158 lojas próprias no Brasil em locais seguros para mulheres nessa situação, a iniciativa chega às revendas da operadora, somando mais de 200 unidades
Crédito: Divulgação
TIM amplia para mais de 200 o número de pontos seguros para mulheres | Crédito: Divulgação

O projeto de combate à violência contra a mulher da TIM avançou após a operadora transformar suas 158 lojas próprias no Brasil em locais seguros para mulheres em situações de risco. Agora, mais 43 pontos de venda nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraíba também passam a oferecer conexão a uma rede de apoio, com funcionários e funcionárias capacitadas pela startup Livre de Assédio.

Nessa nova fase do projeto, participam as revendas da TIM administradas pela Alegria Telecom e Sete Lan, presentes em 25 cidades. Elas já aparecem como “locais seguros” no Caminho Delas, função presente no aplicativo Mulheres Positivas – criado e idealizado pela empresária Fabi Saad, disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.

Treinamento

Para essa ampliação, 350 funcionários e funcionárias dos parceiros comerciais da TIM receberam treinamento da Livre de Assédio, startup que apoia a prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação. Esse grupo se junta a outras duas mil pessoas da força de vendas própria da operadora, que já foram capacitadas para atender às mulheres que procurarem suporte nas lojas em casos de assédio, violência física e outras de situações de risco, oferecendo um smartphone para conexão e uma cartilha com informações e contatos de diversos canais públicos e entidades para denúncia.

Os treinamentos focaram na governança de cada equipe e criaram protocolos que honram o sigilo, a segurança e o acesso à informação para que a vítima tenha a autonomia necessária para decidir como quer pedir ajuda.

A funcionalidade Caminho Delas está disponível desde julho de 2022 de forma gratuita no app Mulheres Positivas. A ferramenta é um mapa colaborativo com rotas seguras, mostrando ruas com menor índice de risco e ameaça para mulheres, com base em inteligência artificial e dados inseridos pelas próprias usuárias. As lojas da TIM e suas revendas participantes do projeto aparecem no mapa como pontos seguros.

Dados divulgados na última semana pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontaram aumento em diferentes tipos de violência contra a mulher em relação a 2023, incluindo feminicídios (alta de 0,8%), perseguição/stalking (alta de 34,5%) e estupro (alta de 6,5%). (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10705