TIM amplia parceria com Telit para aumentar oferta de soluções IoT

A operadora escolheu a plataforma deviceWISE, da empresa parceira, para levar ao mercado produtos de Internet das Coisas voltados principalmente a indústrias

Divulgação

A TIM ampliou a parceria com a Telit e vai aumentar sua oferta
de soluções IoT.  A operadora escolheu a plataforma deviceWISE, da empresa parceira, para levar ao mercado produtos de Internet das Coisas voltados principalmente a indústrias.

A expansão do contrato acontece pouco mais de um ano após o anúncio dos primeiros testes com módulos de comunicação da Telit. Agora, por meio da deviceWISE, consegue oferecer soluções que unem conectividade móvel, automação industrial, coleta e análise de dados, e acesso remoto.

A deviceWISE permite a coleta de dados em tempo real e o gerenciamento remoto de máquinas e equipamentos; e habilita a transformação e análise dos dados e sua integração a qualquer sistema de TI. A plataforma também reduz a complexidade da gestão de dispositivos IoT, possibilita que as empresas visualizem dados de máquinas, criem painéis personalizados e tenham acesso a informações de gerenciamento de saúde e integridade com apenas alguns cliques. A intenção é que tudo isso torne a tomada de decisões de negócios mais intuitivas.

Outros recursos da deviceWISE incluem acesso remoto e digital twins – representação virtual da máquina, em tempo real. A solução pode ser desenvolvida e implementada em semanas, o que auxilia na digitalização de processos industriais nas empresas e resulta em um retorno sobre o investimento no curto prazo.

Segundo Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, “dependendo do nível da maturidade digital de uma empresa, os custos operacionais podem cair em até 40% após o investimento em soluções de IoT industrial”.

Primeiros testes

Tim e Telit fizeram no início de 2021 os primeiros testes em laboratório para a instalação de módulos de comunicação de maior eficiência energética e baixo custo. Foram obtidas velocidades 5 vezes maiores de download e upload.

Na ocasião, os módulos foram usados para melhorar o desempenho de soluções que dependem da tecnologia NB-IoT para transmissão de dados, como dispositivos de monitoramento de lavouras e sensores de solo, no agronegócio.

A TIM tem investido em soluções de IoT para clientes corporativos. A operadora tem rede de Internet das Coisas que chega a mais de 4.100 cidades. Além disso, disponibiliza a funcionalidade NB-IoT, que permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações de IoT.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10690