Tim posterga o lançamento da rede 5G DSS

Ativação da tecnologia, prevista para acontecer em três cidades, ficou para este mês de outubro. Operadora vai testar o mercado de banda larga fixa via rede móvel, conhecido como FWA

A TIM adiou para este mês de outubro o lançamento de sua rede 5G DSS. A empresa não informou, porém, o que motivou a decisão nem se já definiu os dias em que a tecnologia será ativada. A empresa anunciou em julho que lançaria o produto em três cidades no mês de setembro.

No mesma época, Claro e Vivo lançaram, ou avisaram que estavam prestes a lançar, seus serviços na tecnologia. Em comum, todas as empresas previam um lançamento pequeno, atendendo a alguns bairros. A estratégia de todas é testar o mercado e entender aplicações e potencial da quinta geração móvel, em antecedência ao leilão de espectro da Anatel, que permitirá a implantação de redes de maior velocidade na tecnologia. A 5G DSS usa espectro e núcleo de rede 4G (LTE-Advanced) para entregar sinal 5G e 4G simultaneamente.

No caso da TIM, a proposta é levar serviços de banda larga fixa pela rede móvel (FWA, na sigla em inglês) às cidades de Bento Gonçalves(RS), Itajubá(MG) e Três Lagoas (MS). Em cada cidade, será usada tecnologia de rede um fornecedor diferente: Ericsson, Huawei e Nokia.

A companhia pretende vender aparelhos que o próprio consumidor é capaz de instalar em casa e ativar. O aparelho então vai se conectar à internet em alta velocidade, e criar um hotspot WiFi doméstico. Configurações adicionais ou manutenções são realizadas remotamente pela operadora, conforme já explicou executivo responsável pelas redes da tele.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469