Telefónica vende canal de TV na Argentina

Sem Telefe, operadora pretende focar serviços de telecomunicações e reduzir alavancagem.

bandeira Argentina wikimediaO grupo espanhol Telefónica, que no Brasil controla a operadora de mesmo nome, vendeu o canal de TV aberta argentino Telefe à companhia norte-americana Viacom – dona de canais de TV paga como Nickelodeon e MTV. A compra custou US$ 345 milhões, em dinheiro.

A Telefe cobre 95% da população da Argentina, e tem índice de audiência de 33%. Produz 3 mil horas de conteúdo em espanhol por ano e tem um acervo com mais de 33 mil horas de programação. A aquisição faz parte da estratégia da Viacom de crescer no mercado latino nos Estados Unidos, e também na América Latina.

Para a Telefónica, o negócio ajuda a reduzir, embora pouco, a alavancagem. A dívida do grupo de telecomunicações passa dos € 50 bilhões. “A venda ajuda a operadora a focar em suas atividades principais na Argentina: o setor de telecomunicações e tecnologias para a sociedade digital”, disse Antonio Marti, diretor de transformação digital da Telefónica.

O negócio foi concluído por valor um pouco abaixo do previsto no começo do mês, quando especulava-se que a venda renderia US$ 385 milhões.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4468