Telefónica testa balão em rede 4G, na Argentina

Empresa obteve sucesso em criar uma rede temporária, de contingência, usando uma esfera de gás hélio a 40 metros do chão
telefonica-movistar-balao-argentina
O celular da foto está desligado, mas a operadora garante que o serviço funcionou normalmente durante a semana dos testes.

A Movistar, subsidiária do grupo Telefónica na Argentina, está analisando a viabilidade de usar balões como parte de infraestrutura de redes 4G no país. A empresa avisou ter tido sucesso em testes feitos em uma estação terrena da operadora, localizada na cidade de Balcarce.

O balão de gás hélio foi erguido a 40 metros do solo, e ali ficou por cinco dias, funcionando como uma torre de transmissão LTE. A única dificuldade do teste foi a necessidade de reabastecer o hélio, ao terceiro dia de funcionamento. No balão, foi acoplada uma célula especial, similar a uma estação radiobase móvel, que funcionaram normalmente como um site comum.

Segundo a empresa, o objetivo é usar essa alternativa de forma temporária em situações específicas, como para a criação de redes de contingência. Destaca que, em situações emergenciais, os balões podem ser instalados e a rede ativada por apenas três pessoas.

Mas, ao contrário de testes com balões feitos pelo Google, o projeto da Telefónica prevê que o equipamento fique preso ao solo por uma cabo, a exemplo de modelo experimentado por Telebras, CPqD e INPE no Brasil. A gigante digital imagina, por sua vez, um balão capaz de circular livremente em alta altitude. A Movistar tem 5 milhões de clientes 4G na Argentina, e 4 mil ERBs LTE em funcionamento no país. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122