Telefónica investe em rival de Google e ChatGPT e vai trazer produto ao Brasil

Por meio da Wayra, grupo Telefónica investiu na Perplexity, plataforma de inteligência artificial generativa que responde a perguntas dos usuários a partir de múltiplas fontes

A Wayra, braço de capital de risco corporativo da Telefónica, insvestiu na Perplexity, uma startup dos EUA que desenvolveu um mecanismo de respostas baseado em inteligência artificial (IA) e concorre tanto com Google como com o ChatGPT.

Diferente das buscas tradicionais na Internet que retornam links, a Perplexity utiliza IA para entender a intenção das consultas e fornecer respostas precisas e contextualizadas em tempo real para todos os tipos de perguntas, usando processamento de linguagem natural.

Em nota, a Wayra afirma que a Perplexity “é uma empresa com uma proposta diferenciada que revolucionará a maneira como os usuários encontram informações na Internet”. Com uma interface conversacional, a plataforma oferece personalização e uma lista das fontes citadas, melhorando a precisão e a relevância das respostas.

Já são sócios da Perplexity Nvidia, Databricks, Jeff Bezos, Stanley Druckenmiller, Bessemer Venture Partners, NEA e IVP, entre outros.

Além do aporte financeiro na empresa, o Grupo Telefónica também assinou um acordo comercial global com a Perplexity para oferecer benefícios aos clientes da operadora no Brasil, Reino Unido e Espanha. A companhia analisa ainda levar o negócio a outros países para expandir essa parceria.

Além do investimento, a Telefónica lançou hoje “a primeira experiência mundial da Perplexity por meio da televisão”. A tele criou um aplicativo dentro do catálogo do Movistar Plus+ que permite aos clientes da plataforma que possuem um aparelho UHD interagir com a Perplexity. Dessa forma, os usuários podem fazer perguntas sobre qualquer assunto utilizando o Controle de Voz do Movistar Plus+ (o produto de TV paga da tele na Espanha), pressionando o botão Aura, e receber respostas geradas por IA em tempo real, exibidas na tela e também faladas.

“O investimento na Perplexity faz parte de uma das novas chaves da estratégia de investimento da Wayra em mercados tecnológicos de ponta, como os EUA, em empresas de alto crescimento com presença e alcance globais, e líderes em tecnologias como IA. Com este acordo comercial, também estamos reforçando o compromisso da Telefónica em integrar tecnologias de ponta à empresa e oferecer experiências transformadoras, como o ‘mecanismo de respostas’ da Perplexity, aos nossos clientes”, explica Chema Alonso, Chief Digital Data da Telefónica.

Aravind Srinivas, cofundador e CEO da Perplexity, afirma: “Este investimento da Wayra não apenas valida nossa abordagem baseada em IA, mas também abre oportunidades empolgantes para expansão global. Estamos ansiosos para continuar a parceria com a Telefónica para expandir os limites do que é possível na descoberta de informações impulsionada por IA e criar experiências transformadoras para usuários em todo o mundo”. As empresas não revelaram o valor do aporte nem a participação resultante da Wayra no capital social da empresa de IA.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4422