Telefónica faz joint venture com China Unicom
O grupo espanhol Telefónica, dono da Vivo no Brasil, anunciou hoje, 05, a criação de uma joint ventre com a China Unicom, segunda maior operadora da China. A nova empresa se chamará Smart Steps Digital Technology e vai oferecer serviços de big data no país asiático.
A operadora chinesa terá 55% do capital do empreendimento. A Telefónica, 45%. O principal produtos será o Smart Steps, que oferece análise de dados a partir da localização dos usuários, mas de forma anônima. O objetivo da empresa é atender o setor de transporte, construção civil, planejamento urbano, gerenciamento de turismo, segurança pública, controle de riscos financeiros, análise imobiliária e estatística.
Essa não é a primeira iniciativa conjunta do grupo da Espanha com a China Unicom. A relação das companhias acontece desde 2008, quando a Unicom ainda era chamada Netcom. Ano passado, firmaram também um acordo de compartilhamento de infraestrutura em data centers que abrangia diferentes centros de dados, espalhados pelo mundo.