Telefónica emite título híbrido verde de 750 milhões de euros de olho em metas sustentáveis
O Grupo Telefónica emitiu, nesta quarta-feira, 30, um título híbrido verde no valor de 750 milhões de euros (aproximadamente R$ 3,65 bilhões), com prazo de resgate de oito anos. Segundo a multinacional espanhola, a operação gerou uma procura de 3 bilhões de euros (R$ 14,5 bilhões) entre investidores institucionais – ou seja, o equivalente a quatro vezes o valor emitido.
Além disso, a dona da marca Vivo informou que mais de 95% do título ficou com investidores internacionais. A operação deve ser encerrada na quinta-feira da semana que vem, dia 7 de setembro.
A companhia também lançou uma oferta de recompra de um título híbrido com data de resgate para março de 2024. O negócio permanece aberto até o próximo dia 5, com previsão de que a transação seja finalizada até o dia 8 do mês que vem.
“Ambas as operações respondem à estratégia de gestão proativa da base de capital híbrida da empresa, reforçando a sua posição como principal emissor de financiamento ESG no setor de telecomunicações no mundo”, destacou a Telefónica, em nota divulgada à imprensa.
A multinacional também ressaltou que trabalha com a meta de ter de 30% a 35% de seu financiamento até 2024 com base em critérios sustentáveis, de modo que o título recém-emitido deve contribuir para que a empresa alcance a marca.
Os recursos obtidos, segundo o grupo, serão destinados a investimentos em projetos verdes, conforme as categorias definidas no Quadro de Financiamento Sustentável da tele. O objetivo é reduzir a pegada de carbono da operadora.
“Estes projetos se focam, principalmente, na transformação e modernização das redes de telecomunicações fixas e móveis, com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética”, afirma a Telefónica. “Os fundos também podem ser atribuídos a projetos de geração de energia renovável e ao desenvolvimento de produtos e serviços digitais destinados a poupar energia e recursos naturais”, complementou a empresa.
No ano passado, a Telefónica foi reconhecida pela CDP, organização sem fins lucrativos especializada em divulgação e qualificação ambiental de empresas, como uma companhia comprometida com a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas. A multinacional ficou na Lista A, o nível mais alto no que diz respeito a transparência ambiental corporativa, pelo nono ano consecutivo.