Telefónica e Vodafone avançam na criação de joint venture de fibra na Espanha

FibreCo deve cobrir 3,5 milhões de residências e atender 1,4 milhão de clientes; participação em subsidiária será baseada no número de assinantes de cada parceira
Telefónica e Vodafone negociam criação de empresa de fibra na Espanha
Telefónica e Vodafone negociam criação de subsidiária de fibra na Espanha (crédito: Freepik)

As concorrentes Telefónica e Vodafone estão próximas de dar uma trégua na rivalidade no mercado espanhol – ao menos no segmento de redes de acesso. As empresas anunciaram a criação de uma joint venture de fibra óptica para compartilhamento de infraestrutura na Espanha.

No momento, as operadoras já têm um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) não vinculante com os principais termos da FibreCo, nomenclatura genérica da futura empresa de FTTH, e seguem em negociações exclusivas para fechar o contrato.

Segundo as potenciais parceiras, a FibreCo vai cobrir aproximadamente 3,5 milhões de unidades imobiliárias e atenderá cerca de 1,4 milhão de clientes.

Do ponto de vista societário, a participação na FibreCo será baseada no número de clientes de cada empresa parceira. Na constituição da joint venture, ambas as partes planejam incorporar um investidor financeiro no capital da subsidiária de fibra.

O negócio está sujeito a um acordo final entre as empresas. Caso prossiga, a operação ainda precisará ser avaliada pelas autoridades regulatórias. A expectativa é de que a transação seja concluída no início de 2025.

Estratégia

Em comunicado, Telefónica e Vodafone destacam que a joint venture “permitirá a ambas as partas maximizar o uso da atual rede FTTH e capturar eficiências, tanto da rede existente como de suas futuras evoluções tecnológicas, permitindo oferecer os melhores serviços a seus clientes”. Na prática, a subsidiária prestará o serviço de infraestrutura de fibra óptica às duas operadoras, tanto no varejo como no atacado.

Em nota, Emilio Gayo, presidente da Telefónica Espanha, diz que a FibreCo ajudará a tele a “captar eficiências e acrescentar valor à rede disponível”. José Miguel Garcia, presidente executivo da Vodafone Espanha, por sua vez, afirma que o “acordo é mais um passo na nossa estratégia de transformar a companhia em uma empresa mais competitiva”.

Vale lembrar que a Telefónica Espanha ainda é a unidade nacional que mais gera receitas ao Grupo Telefónica – a Vivo, no Brasil, aparece em segundo lugar nos números da holding. Já a Vodafone Espanha, embora ainda use a marca do grupo britânico, pertence à Zegona Communications, que comprou a operação no fim do ano passado.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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