Telefónica demonstra na Espanha uso de rede 5G por veículo autônomo
A Telefónica obteve sucesso em conectar um carro autônomo a uma rede 5G. A demonstração foi realizada ontem (10) na cidade de Talavera de la Reina, na Espanha. A operadora usou equipamento de rede da Ericsson parar criar uma rede móvel de quinta geração baseada em 3,5 GHz.
Um micro-ônibus autônomo, da empresa EasyMile, então se conectou à rede para trocar dados em tempo real sobre as condições do trânsito e transmitir detalhes da navegação pela cidade. Ao mesmo tempo, monitores dentro do veículo exibiam vídeos que eram transmitidos pela mesma rede.
Com isso, a operadora testou o funcionamento simultâneo do veículo autônomo e a capacidade tráfego da rede banda larga tradicional. A empresa não forneceu os detalhes da conexão, mas afirma em nota que obteve “altas taxas de transferência e latências extremamente baixas”.
Segundo a Telefónica, haverá 10 milhões de veículos autônomos circulando pelas cidades europeias em 2022, o que exigirá muito das redes. O experimento comprovou, diz, que a rede precisará de altíssima capacidade para lidar com vários veículos conectados simultaneamente. A estimativa é que cada carro ou ônibus autônomo troque 4 TB em dados ao dia.
A demonstração faz parte de uma iniciativa mais ampla da Telefónica em encontrar aplicações práticas para a 5G. Além de transformar Talavera de la Reina em um laboratório vivo para a futura tecnologia, também a cidade de Segovia vem sendo usada desde janeiro. (Com assessoria de imprensa)