Instituto Claro anuncia vencedores da 9ª edição do Campus Mobile
Na terça-feira, 4, chegou ao fim a 9ª edição do Campus Mobile, com o anúncio dos seis projetos vencedores. Os premiados do concurso de inovação e empreendedorismo se dividem nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms.
Realizado pelo Instituto Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do beOn – Hub de Inovação da Claro, pela primeira vez, o Campus Mobile foi realizado de forma 100% virtual e contou com inscrição de 91 soluções e a participação de 198 estudantes e recém-formados, de todas as regiões.
O anúncio dos vencedores foi feito após a avaliação da banca final, formada por especialistas do mercado e da Claro, representando as diferentes categorias. Reunidos por videoconferência, os integrantes da banca analisaram os projetos em aspectos como impacto social, inovação, design, usabilidade, acessibilidade e implementação do produto para selecionar os premiados.
“As soluções apresentadas têm grande potencial e provam que a tecnologia é uma importante ferramenta para gerar impacto social”, comemora Daniely Gomiero, diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.
Cada equipe será premiada com uma quantia em dinheiro para aprimoramento dos projetos, e uma viagem de imersão ao Vale do Silício (Califórnia, EUA), onde vão conhecer algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Conheça os vencedores:
Categoria Diversidade | Katie – o aplicativo Katie, desenvolvido pela gaúcha Jacqueline Dahmer Steffenon junto com a estudante paulista Laura Rúbia Paixão Boscolo, auxilia pessoas cegas ou com baixa visão em tarefas cotidianas, como reconhecimento remédios ou leitura de embalagens. O programa provê um assistente visual, baseado em inteligência artificial e processamento de linguagem natural, capaz de responder dúvidas sobre objetos capturados pela câmera do celular.
Categoria Educação | Educação + Cuidados de Saúde = – Doença (E+CS=-D) – Na área de educação, mas com funcionalidades que cruzam com o universo da saúde, é uma plataforma que traz conteúdos educacionais sobre a manutenção de hábitos saudáveis, cuidados e prevenção de doenças. De autoria do baiano Darlei Pereira da Silva, da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Categoria Games | eDraft League – Para os integrantes da comunidade gamer, a dupla de estudantes mineiros Giulio Lelis Souza Castro e Rogério Marques Amâncio Junior desenvolveu o eDraft League, um fantasy game voltado para os aficionados por eSports. Os participantes conseguem escalar equipes virtuais com jogadores reais de campeonatos de vários eSports diferentes.
Categoria Saúde | BemAli – Criado pelos jovens baianos Antonio Lêvi Pinto de Jesus, Carina Silva de Sá Santos e Fernando José de Jesus Silva, representantes da Faculdade Anísio Teixeira, o aplicativo para smartphones BemAli auxilia na manutenção da saúde e no dia a dia das pessoas que convivem com algum tipo de alergia ou intolerância alimentar.
Categoria Smart Cities | Fila Digital – Sistema para o gerenciamento de filas e atendimentos em geral. Desenvolvida pelos estudantes paulistas Mariana Cavichioli Silva e Lorhan Sohaky, em parceria com a mineira Renata Sarmet Smiderle Mendes, a solução conta com recursos específicos, que podem ser acionados de acordo com as características de cada tipo de negócio.
Categoria Smart Farms | Leiloaê – Para facilitar os negócios no campo, os estudantes paranaenses Marcos Paulo Muniz de Andrade e Pedro Henrique Silveira criaram a plataforma Leiloaê. A solução funciona como um marketplace e conecta compradores e vendedores de bovinos de todo o Brasil, facilitando as negociações no ambiente digital. (Com assessoria de imprensa)