Telefónica antevê um mundo de plataformas digitais e crescimento exponencial de tráfego
A Telefónica já ultrapassou a era da digitalização e agora se considera uma empresa de “plataformas” que tem por objetivo promover “conexões na vida das pessoas”. Essa avaliação é do CEO do grupo espanhol, José Álvarez-Pallete. Ele fez uma apresentação na última semana dirigida a todos os funcionários do grupo.
“Nós realizamos nossa ambiciosa digitalização, focada no cliente, e preparando a empresa para a próxima onda tecnológica”, afirmou. Segundo ele, a Telefónica se posicionou como pioneira, o que se provou uma escolha bem-sucedida.
O executivo deu a entender, ainda, que o foco da empresa para os próximos anos recairá em conceitos chave: big data, digitalização ponta-a-ponta e simplificação da alocação de capital. “O mundo tecnológico se move cada vez mais rápido e as plataformas digitais vão gerar um crescimento de tráfego e serviços que era impensável poucos anos atrás, principalmente por conta da aplicação da inteligência artificial sobre essas plataforma”, disse. Para ele, o smartphone continuará a ser o centro desse mundo conectado, e as redes precisarão se adaptar automática e rapidamente à demanda.
O executivo também expôs metas para a organização. Até 2020, pretende ter 370 milhões de clientes e uma rede FTTH com 2,5 milhões de Km de extensão. Atualmente, tem cerca de 350 milhões de usuários. (Com noticiário internacional)