Telefónica amplia parceria com Google Cloud para acelerar em IA

Prorrogado por três anos, contrato deve expandir portfólio de serviços B2B da Telefónica Tech; operadora também indica que nuvem da big tech ajudará a explorar novas áreas, como IA e computação quântica
Telefónica e Google Cloud estendem por mais três anos parceria de serviços em nuvem
Telefónica amplia portfólio de serviços digitais em novo contrato com Google Cloud (crédito: Freepik)

A Telefónica prorrogou por mais três anos uma parceria com o Google Cloud, o serviço de computação em nuvem da big tech. A operadora indicou que, com o novo acordo, vai ampliar o portfólio de ofertas direcionadas ao setor corporativo, além de inovar em áreas como Inteligência Artificial (IA), incluindo modelos generativos.

Em comunicado, a tele espanhola também destacou que, além da IA, o contrato prevê “explorar novas vias de colaboração”, citando serviços de dados, a melhoria do funcionamento da rede da Telefónica por meio de automatização e o uso de soluções do Google Cloud com foco em serviços de telecomunicações em nuvem.

A Telefónica Tech, unidade de negócios digitais do Grupo Telefónica, é quem deve sair ganhando, uma vez que a parceria também prevê uma ampliação dos serviços B2B com o uso da nuvem da gigante norte-americana da tecnologia.

“A Telefónica está construindo uma nova geração de produtos e serviços digitais com a participação estratégica das tecnologias do Google Cloud. Agora, explorará uma série de projetos de inovação com o Google Cloud em áreas previamente acordadas, como IA, IA generativa, operações de aprendizagem automática, infraestrutura computacional acelerada por IA, Web3, blockchain, computação quântica e computação de borda”, assinala a operadora, em nota.

A companhia espanhola ainda enfatizou a importância da parceria com o Google para as suas atividades internas. Segundo a Telefónica, a nuvem da big tech contribuiu para acelerar a transformação digital de suas próprias operações, inclusive as da área de TI. A Wayra, braço de investimento da tele com foco em startups, também é cliente do Google Cloud.

Vale lembrar que o Grupo Telefónica tem direcionado cada vez mais esforços para a área de IA. Em abril, por exemplo, criou um comitê para acompanhar soluções com base na tecnologia.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1136