Telecom Italia confirma saída do CEO Marco Patuano
Conforme as agências internacionais, Patuano estava há algum tempo em rota de colisão com os novos controladores da operadora italiana, a francesa Vivendi. E, a partir de dezembro do ano passado, quando a operadora francesa ampliou seu poder de mando nas operações – indicando quatro novos integrantes para o conselho de administração – além de ter, recentemente, ficado com 24,9% do total das ações de controle da Telecom Italia os conflitos aumentaram.
A Vivendi quer corte de custos maiores e mais acelerados, além de ter outra estratégia para a empresa – mais focada em conteúdos e menos em infraestrutura.
O comunicado da Telecom Italia não informa oficialmente quem ficará no lugar de Patuano, mas presidente da Telecom Italia, Giuseppe Recchi, deverá assumir a função de CEO interinamente.
TIM Brasil
Com a saída de Patuano deverão aumentar as especulações sobre a TIM Brasil. O executivo era um dos que defendiam a forte sinergia entre as duas empresas. Já o grupo Vivendi está cada vez mais focado em se tornar um conglomerado de produção de conteúdo digital, voltado para os mercados mais ricos do planeta. Poderá fazer caixa rápido com o ativo brasileiro e deixar a única operação que ainda possui na América Latina, para se concentrar nos mercados europeu e norte-americano.