Telebras avisa que não tem dinheiro para fechar o capital

Fechamento de capital depende de a União realizar oferta de compra das ações que atualmente circulam no mercado.

O conselho de administração da Telebras, empresa incluída na lista de privatizáveis do governo federal, decidiu consultar o seu maior acionista para confirmar se, de fato, há intenção de fechar o capital da companhia. A consulta vem acompanhada de um aviso: a operação só acontecerá por oferta pública de aquisição de ações no mercado financeiro por parte do controlador, a União. Isso porque a estatal não tem dinheiro para fazer a recompra das ações atualmente em circulação.

“A consulta decorre da análise de conveniência de oportunidade sugerida pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST)”, explica a Telebras. Segundo o documento, um eventual fechamento de capital deve ser precedido por uma oferta pública para adquirir a totalidade das ações em circulação no mercado.

“No caso da formulação da oferta pública de aquisição ser feita pela própria Companhia, esta deve possuir saldo de lucros ou reservas suficientes para a operação. Como a Telebras, na presente data, não possui referidos recursos, a decisão por eventual fechamento de capital somente poderia ser efetivada mediante deliberação do acionista controlador em formular a oferta pública para adquirir a totalidade das ações em circulação no mercado”, ressalta a companhia.

Conforme dados da B3, onde são comercializadas as ações da Telebras, a estatal tem em circulação 49,6 milhões de ações. O valor de de capitalização no mercado alcança R$ 5,5 bilhões.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4422