T-Mobile e Sprint estudam venda de divisão de pré-pagos para obter aval à fusão
As operadoras norte-americanas T-Mobile e Sprint, terceira e quarta maiores no mercado móvel, em quantidade de usuários, dos Estados Unidos, estudam venda de ativos para garantir que os reguladores aprovem a fusão entre as empresas.
Conforme o site Bloomberg, ambas cogitam vender a unidade de serviços móveis pré-pagos na tentativa de convencer, desta forma, o Departamento de Justiça e a Federal Communications Commission (FCC) de que a união não vai reduzir a competição no mercado celular dos EUA.
Segundo o site, o mercado pré-pago é considerado sensível pelos reguladores por atender à parcela mais pobre da população. Com um competidor a menos, haveria queda na competição e possível elevação dos preços. Outro plano em análise seria a venda de outorgas de espectro, ou mesmo a proposta de vender acesso à rede a um novo competidor no mercado móvel.
A expectativa das empresa é concluir o negócio no começo do próximo trimestre. No passado, as empresas já fizeram concessões, entre as quais, não utilizar equipamentos chineses em suas redes. Se aprovado como está, o negócio movimentaUS$ 26 bilhões e forma uma empresa com 126 milhões de usuários, menor, portanto, que Verizon e AT&T.