Streamings: Netflix lidera, enquanto Disney+ e Star+ são as que mais crescem no 4º trimestre de 2022
A Netflix segue na liderança entre as plataformas de streaming disponíveis no Brasil. A empresa norte-americana de conteúdo on-line sob demanda encerrou o quarto trimestre de 2022 com 30% de participação de mercado, segundo informações divulgadas pelo buscador de filmes e séries JustWatch, nesta sexta-feira, 6.
Logo atrás, com fatia superior a 10% do mercado, aparecem o Prime Video, da Amazon, com 21%, a Disney+, com 15%, e a HBO Max, com 11%.
A plataforma da Globo, o Globoplay, ficou na quinta posição, com 8%. O ranking também mostra que Star+ (6%) e Apple TV+ (4%) ficaram na sexta e na sétima posições, respectivamente. Os demais serviços somam, juntos, 5%.
De acordo com a JustWatch, os streamings que mais cresceram no ano passado foram a Disney+ e a Star+. As plataformas, ambas controladas pelo grupo Wall Disney, aumentaram suas participações no mercado em 2%.
Ao longo do ano, somente a Netflix alcançou e permaneceu na casa dos 30%. O Prime Video, por sua vez, oscilou pouco acima dos 20%. De forma semelhante, Disney+ e HBO Max variaram entre 10% e 20%.
A JustWatch é um guia de programação e calcula os percentuais de mercado com base na procura por conteúdo das OTTs em sua plataforma.
MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA
Em dezembro do ano passado, a Netflix fechou um acordo com a Kantar IBOPE Media para colher dados de medição de audiência no Brasil. A intenção da plataforma de streaming é se abastecer de dados para aperfeiçoar a forma de analisar o comportamento do consumidor. A parceria entrou em vigor em janeiro deste ano.
Além disso, o streaming mais popular do País lançou, em novembro, um plano de assinatura mais barato. A programação conta com a veiculação de anúncios. Pacote de assinatura semelhante também foi disponibilizado em outros 11 países.