Startup acompanha o deslocamento do celular, sem buscar dados pessoais
Uma startup paranaense criou ferramenta de IoT para mensurar o comportamento e o deslocamento de pessoas por meio da identificação dos sinais de smartphones. A análise do fluxo de indivíduos serve a lojas varejistas, mídias Out-Of-Home e leituras estratégicas do sistema de mobilidade urbana. A Everywhere Analytics começou a ser desenvolvida em 2014 e, desde o início do ano passado, atua gerando métricas que permitem entender a audiência, as decisões e os padrões de portadores dos aparelhos de telefonia móvel.
A solução tem como base a captura de mensagens enviadas pelos smartphones quando buscam uma rede WiFi (IEEE 802.11). Aí os dispositivos da empresa encaminham mensagens que informam o endereço MAC Address (ID) do equipamento, que funciona como uma impressão digital. Ou seja, identifica o aparelho, sem buscar os dados pessoais dos donos. Busca exclusivamente observar o comportamento físico das pessoas em locais determinados.
Em um shopping, por exemplo, a tecnologia consegue entender para onde as pessoas se deslocam, após se depararem com determinada propaganda. Se elas vão ou não para a loja à qual pertence a publicidade, medindo, por exemplo, a eficiência dos painéis de mídia. Nos centros urbanos, é possível verificar quais ônibus os passageiros pegaram e quando e onde desembarcaram.
“Viramos um meio Big Brother”, compara, em tom de brincadeira, o Head de Negócios da Everywhere, Oto Moreira, referindo-se ao programa da TV Globo inspirado no famoso livro “1984”, do escritor inglês George Orwell (1903-1950), sobre um sistema fictício de governo que monitorava a tudo e a todos.
Segundo o empreendedor, o dispositivo vendido pela empresa é colocado em lojas e outdoor, por exemplo, para colher dados sobre presença individualizada a fim de estabelecer o padrão de deslocamento dos indivíduos. Assim, é possível identificar os períodos de pico.
Evolução em tempo real
A Everywhere é uma das sete startups que estão recebendo o apoio do Oito, o braço de empreendedorismo digital da operadora Oi, que foi instalado no Rio de Janeiro no início de 2018. Foi selecionada entre cerca de 500 participantes. Foi também acolhida pela incubadora Senai C2i da FIEP – PR e para investimento pela Finep Startup 2017/2ª rodada.
“Estamos em mais de 30 cidades e já passamos dos 10 Estados, no Brasil. A nossa intenção, nesse ano, é chegar em todas as capitais. A gente atua no varejo, publicidade e na mobilidade urbana, mais voltado para o Poder Público, para planejamento e entendimento de como se dá o trânsito da cidade, constantemente. O nosso dado é em tempo real”, acrescentou Moreira.