Solução mapeia dados locais do mercado de telecom

Desenvolvida pela Bain, a plataforma Lumi permite que empresas de telecom mapeiem implementações críticas de infraestrutura 5G, fibra e cabo com precisão de centímetros e mais rapidez em cidades, estados e países
Solução mapeia dados locais do mercado de telecom e apresenta informações sobre assinantes, tecnologias, dispositivos e restrições ambientais.
Solução mapeia dados locais do mercado de telecom e apresenta informações sobre assinantes, tecnologias, dispositivos e restrições ambientais

A consultoria global Bain & Company lançou uma plataforma que oferece dados e insights sobre clientes, concorrentes e redes para o mercado de telecom. Chamada Lumi, a ferramenta é uma solução geoespacial e de inteligência empresarial criada com o objetivo de fornecer análises e resoluções mais ágeis e precisas às empresas de telecomunicações.

Alimentada por inteligência artificial (IA), data science e machine learning, a plataforma integra análises hiperlocais sobre assinantes, tecnologias, dispositivos e restrições ambientais.

De acordo com a Bain, a plataforma permite que as empresas de telecom mapeiem, com precisão de centímetros, dados para implementações críticas de infraestrutura 5G, fibra e cabo em diferentes escalas geográficas, como ruas, bairros, cidades, estados e países. Com isso, diminui o tempo para a tomada de decisões.

“A plataforma pode ser customizada conforme a necessidade do cliente. Para cada caso, estabelecemos as fontes de dados e análises que serão realizadas”, explica Fábio Ventura, associate partner da Bain.

O executivo enumera alguns casos de aplicação da ferramenta, já utilizada em outros países: “Por exemplo, para detecção de potencial de mercado em cada localidade, apoiando decisões de marketing; para levantar, em tempo real, variações na qualidade de rede e potenciais ações; para entendimento de fatores de promoção ou detração associados à qualidade da rede, permitindo priorização de ações”.

Segundo Ventura, a Lumi auxiliou uma operadora de fibra óptica a priorizar investimentos em melhorias de rede graças a um diagnóstico que mostrou a causa principal de problemas de conexão em nível local.

“Em outro caso, cruzamos KPIs (Key Performance Indicators) de qualidade de rede com resultados de pesquisa de NPS (Net Promoter Score), permitindo entender em maior detalhe a causa-raiz da insatisfação e identificar potenciais soluções”, relata Ventura

Segundo o executivo, a ferramenta é fácil de ser utilizada por ser bastante intuitiva e possuir uma interface bastante visual. “A combinação de precisão e ação, alimentada por uma plataforma flexível e escalável, capacita as equipes a fazerem os movimentos certos para rentabilizar seus investimentos em telecom”, afirma.

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Simone Costa

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