Sistema de governo cai em 9 ministérios após “incidente” de segurança cibernética

O SEI Multiórgão, utilizado por nove ministérios, Casa da Moeda e Coaf, está fora do ar deste terça-feira, 23. Polícia Federal e Abin investigam, diz MGI.

AT&T confirma download ilegal de dados de "quase todos" os clientes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) soltou nota nesta quarta-feira, 24, na qual informa que houve um “incidente de segurança cibernética” que derrubou sistemas de ministérios e órgãos federais. Estes estão indisponíveis desde ontem, 23, com início do problema identificado a partir de 11h.

Ao todo, diz a pasta, nove ministérios estão sem acessar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) Multiórgão. Por meio deste sistema é feita a gestão dos documentos de processos administrativos. Também saíram do ar “algumas funcionalidades” do Processo Eletrônico Nacional. Até o momento de publicação desta reportagem, eles permaneciam fora do ar.

De acordo com o MGI, não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. “As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, diz.

Os nove ministérios afetados foram: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Fazenda (MF), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério das Mulheres (MMulheres).

Além deles, dois órgãos federais, a Casa da Moeda e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf, foram prejudicados. Ministério das Comunicações, da Ciência e Tecnologia, Anatel e Cade, usam SEI, mas não o Multiórgão, – que é acessado por Pastas resultantes do desmembramento de ministérios do governo anterior – e com isso não foram afetados.

“Até o momento, não foi identificada nenhuma perda de dados ou informações”, afirma o Ministério da Gestão e Inovação. O governo acionou a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigarem o caso, acrescenta.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4469