Siga Antenado inicia instalação gratuita da parabólica digital em Belo Horizonte

Ao menos 2,69 mil kits para sintonia de TV aberta transmitida por satélite em banda Ku serão distribuídos em Belo Horizonte pela Siga Antenado, em razão da chegada das redes 5G.

A Siga Antenado (EAF) começou a receber pedidos e a instalar os kits de parabólica digital em Belo Horizonte (MG). Apenas pessoas beneficiárias de programas sociais inscritas no Cadastro Único Federal e que assistam apenas TV aberta via parabólica tradicional (TVRO) têm direito ao kit.

Ao todo, a Siga Antenado vai instalar 2,69 mil kits na capital mineira. A medida é necessária para evitar que a população perca o sinal de TV aberta transmita por satélite quando a rede de telefonia móvel 5G for ativada. O sinal do 5G “puro” (Standalone) utiliza frequência de 3,5 GHz, causando interferência no sinal das parabólicas comuns.

Cerca de 20 milhões de famílias no país acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, que irá migrar para a Banda Ku, a fim de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G. Desse número, estima-se que praticamente metade são beneficiários dos programas do Governo Federal.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas para o avanço da troca dos equipamentos pela Siga Antenado e o início do processo de implementação do 5G no Brasil pelas operadoras de telecomunicações.

“É fundamental a participação e a mobilização da população para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros”, explica Leandro Guerra.

As famílias registradas em programas sociais do Governo Federal e que têm antenas parabólicas tradicionais instaladas e em funcionamento devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para o agendamento da instalação da nova parabólica digital pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

Vale ressaltar que quem utiliza a antena digital externa, do tipo espinha de peixe, ou a antena interna para assistir programação dos canais abertos de TV, já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer nada. Quem possui TV por assinatura não será impactado e não precisa trocar os equipamentos.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10510