Setor eletroeletrônico tem aumento de produção em setembro
Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou que 56% das empresas do setor eletroeletrônico consultadas indicaram crescimento nas vendas e encomendas no mês de setembro em relação ao igual mês do ano passado.
Esse foi o maior percentual verificado desde fevereiro de 2014, quando 61% das entrevistadas deram essa indicação. Ao mesmo tempo, foi observada redução de 35% para 28% no total de empresas que indicaram retração. Também houve incremento na utilização da capacidade produtiva, que estava em 69% em julho, passou para 74% em agosto, e aumentou para 75% no mês de setembro.
Para o ano de 2017, 60% das empresas projetam crescimento, 16% esperam estabilidade e 24% tem perspectiva de queda ao comparar com 2016. “A maior parte dos nossos indicadores demonstra que estamos em processo de recuperação”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato.
As expectativas são positivas para os próximos meses, com maior número de entrevistadas projetando crescimento do que empresas com perspectivas de queda para o mês de outubro, para o 4º trimestre e para o 2º semestre deste ano, sempre comparados com iguais períodos do ano passado.
Lado ruim
Por outro lado, reduziram as indicações de crescimento das vendas/encomendas ao comparar com o mês imediatamente anterior, recuando de 60% das entrevistadas, na pesquisa de agosto, para 35%, neste último levantamento.
Quanto ao comércio internacional, diminuiu de 38% para 35% o número de empresas que ampliaram suas exportações, porém essa foi a 5ª pesquisa consecutiva que o total de empresas que registraram incremento nas vendas externas superou as indicações de queda. A pesquisa completa pode ser vista no site da associação, aqui. (Com assessoria de imprensa)