Setor de TIC lidera M&A no segundo trimestre de 23, diz pesquisa
O setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) liderou o movimento de fusões e aquisições (M&A) no segundo trimestre do ano passado, informa a pesquisa da KPMG. Foram realizadas 103 negociações. Em seguida vieram as empresas de internet com 76 e, em terceiro, as instituições financeiras, com 31 transações. No total, foram realizadas 365 operações de M&A, somando TIC e mais 42 outros segmentos econômicos no segundo trimestre de 2023, fechando o semestre com 737 negócios concretizados no Brasil.
Conforme a consultoria, esse quadro é estável frente às movimentações do ano anterior, que somou 1,5 mil transações no período. Do total das transações concretizadas no período (365), a maioria se deu entre empresas brasileiras, que promoveram 233 fusões e aquisições. As 132 operações restantes ocorreram com a participação de empresas de outros países.
Corporações com sede nos Estados Unidos foram as que mais participaram de transações de M&A no Brasil no segundo trimestre do ano passado, representando 56,8% de todas as operações concretizadas. Já seis operações de fusões foram lideradas por empresas brasileiras, que adquiriram companhias na Itália, México, Colômbia e Estados Unidos, informa a KPMG.
Entre essas operações, 126 delas envolveram o ingresso de capital estrangeiro no país, liderados pelos Estados Unidos, que somaram 57,1% do capital aportado. Já 25 dessas fusões significaram saída do capital estrangeiro do país, movimento mais uma vez liderado pelos Estados Unidos, com 76%.
Atrás dos Estados Unidos os países cujas empresas mais adquiriram companhias brasileiras no período são de origem alemã (com 13 transações fechadas) da Espanha e do Canadá, com 10 operações cada.