SES-10 é lançado com sucesso no foguete reutilizado Falcon 9, da SpaceX
O satélite SES-10 foi colocado em órbita com sucesso a bordo de um foguete orbital reutilizado (que já havia sido usado em um lançamento anterior e retornado com sucesso à terra) Falcon 9 da SpaceX, às 19h27, partindo do Kennedy Space Center, Florida. O SES-10 é o primeiro satélite comercial geoestacionário lançado em um foguete já comprovado em voo anterior.
A expectativa da SpaceX, com o sucesso do lançamento, é desenvolver um sistema de viagens ao espaço e envio de cargas recorrente, em que o foguete vai à órbita, regressa, é reabastecido e recarregado e retorna para nova entrega. Isso geraria economia de ao menos 30% nos custos de lançamentos de satélites, em um primeiro momento.
A empresa testa o uso de diferentes foguetes, todos batizados de Falcon 9, mas com capacidades de transporte diferentes. No caso do lançamento de ontem, foi o primeiro foguete reutilizado. Outros Falcon 9 já haviam subido e retornado à Terra, mas nenhum outro, ainda, havia sido reenviado ao espaço.
Já o SES-10 vai substituir a capacidade fornecida atualmente por outros satélites da SES na posição 67 graus Oeste, além de aumentar a capacidade para o México, América Central, América do Sul e o Caribe. Conforme acordo com a Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), irá operar como o Simón Bolivar 2 da Comunidade Andina, fornecendo capacidade de satélite para cada país andino.
O SES-10 foi construído pela Airbus Defence and Space com base na plataforma Eurostar E3000. O satélite irá utilizar um sistema de propulsão elétrica a plasma para manobras em órbita e um sistema químico para entrada inicial em órbita e algumas manobras em órbita.