Serviço público de localização em emergências chega ao Brasil
A Anatel anunciou hoje, 16, que já está disponível no Brasil um novo serviço de localização em emergências, capaz de identificar com precisão a localização de um smartphone que entrar em contato com a Polícia (190), Serviço Médico (192) e Bombeiros (1903).
O serviço depende da modernização dos sistemas pelas secretarias de segurança de cada estado do país. Por enquanto, os órgãos de segurança de São Paulo e Brasília estão aptos a receber a localização mais precisa. As demais secretarias seguem com o sistema anterior, baseado apenas na triangulação de estações radiobase (menos precisa). A Anatel pretende realizar um trabalho de promoção do uso da tecnologia mais avançada nas demais Unidades da Federação em 2025.
A nova ferramenta está disponível para integração para as polícias por parte da ABR Telecom. Chamada Advanced Mobile Location (AML), o novo recurso calcula a localização do usuário por meio de dados de redes WiFi, GPS, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo, garantindo melhor precisão.
O serviço é embutido no sistema operacional Android (versão 5.0 ou superior) e iOS (versão 18.2 ou superior) e funciona de forma automática, sem a necessidade de aplicativos adicionais ou ações do usuário. Mesmo em áreas com cobertura limitada, as informações de localização podem ser enviadas via SMS, assegurando acessibilidade em regiões rurais e remotas.
Segundo a Anatel, a privacidade do usuário é preservada pois a coleta da localização só acontece no momento do contato emergencial, sem armazenamento dos dados. “O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira”, diz o presidente da agência, Carlos Baigorri.
Implantado em outros países, o serviço de localização precisa em emergências tem mostrado seu impacto na redução dos tempos de resposta em emergências, ajudando a salvar vidas. “A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém”, destacou Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil.
O novo sistema tem como base legal o art. 65-E do Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela Resolução nº 73/98, que determina às operadoras disponibilizar para autoridades informações sobre a localização dos celulares. (Com assessoria de imprensa)