Sebrae adota Inteligência Artificial para empoderar as pequenas empresas no mundo digital

Segundo Vinicius Lages, a transformação digital da instituição quer dar respostas rápidas e habilitar os pequenos empresários a usar as ferramentas disponíveis

O Sebrae Nacional está utilizando os recursos da Inteligência Artificial para conseguir dar as respostas rápidas e precisas para o seu principal cliente: as 12 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras. “O cidadão brasileiro já está hiper conectado. Precisamos também levar esse conhecimento para as pequenas empresas”, explica Vinicius Lages, que acaba de ser reconduzido à direção da instituição.

Conforme Lages, a transformação digital iniciada pelo Sebrae há cerca de dois anos é muito mais ampla do que as alterações na infraestrutura física.  Ela vai se inserir na política pública da inclusão digital da sociedade brasileira, tornando as ações do Sebrae massificadas e escaláveis.

E, para isso, aponta Lages, o primeiro passo das mudanças que estão sendo feitas no Sebrae visa  transformar a grande quantidade de dados existentes em informações que possam ser acessadas e compreendidas rapidamente por seu público-alvo. Além de profusão de estudos sobre as pequenas empresas, também há miríades de informações sobre  milhares e Microempreendedores Individuais (MEI) guardadas em diferentes bases de dados da instituição.

“ Precisamos dar respostas rápidas para as pequenas empresas. O empresário precisa encontrar com um único clique como calcular o imposto, quais as alternativas de modelo de negócios propostas, como ampliar seus negócios”, assinala Lages. E é para dar respostas simples que o Sebrae está buscando o que há de mais sofisticado tecnologicamente no mercado.

“ A tecnologia não é o desafio maior, mas sim habilitar as pessoas para usá-la em seus negócios”, avalia o executivo. Para Vinicius Lages, os pequenos provedores de internet – que estão levando a banda larga para o interior do país podem também ser um dos agentes habilitadores para o melhor uso das ferramentas que estão disponíveis.

A transformação digital iniciada pela instituição  deverá fortalecida com a indicação da nova diretoria do Sebrae Nacional, quando o diretor Vinicius Lages, que liderava esse processo, foi realocado da diretoria administrativa e financeira, para a diretoria técnica. O Sebrae passará a ser presidido por João Henrique de Almeida Sousa, que substitui Guilherme Afif Domingos.

 

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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