Satélites O3b entram em operação

Novos artefatos serão usados para entrega de banda Ka de alta capacidade em 40 países

Os quatro satélites O3b lançados pela operadora de satélites SES em março alcançaram sua posição orbital e passaram a operar em 1º de junho. Estas unidades passam a compor a constelação de 12 satélites que já estão em operação.

Orbitando a 8 mil km da Terra, os satélites de banda Ka giram quatro vezes ao redor do planeta todos os dias. Cobrem 40 países. A capacidade adicional será usada pela SES para atender à demanda de banda larga nos mercados de telecomunicações, cloud, marítimo, energia e governo.

Segundo as empresas, a tecnologia O3b oferece conectividade de baixa latência semelhante à fibra, o que viabiliza o acesso à internet, inclusive em áreas remotas. Os satélites O3b estão a aproximadamente um quarto de distância da Terra, em comparação aos satélites geoestacionários tradicionais. A altitude mais baixa reduz o tempo que os dados levam para percorrer uma rede, melhorando a qualidade de transmissão de voz e vídeo. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10806