Satélite da Eutelsat entra em operação

117 West B, como foi batizado o equipamento, cobre a América Latina, exceto Brasil

eutelsat 65 west divulgacao sateliteA Eutelsat comunicou ao mercado nesta segunda-feira que seu mais recente satélite, o 117 West B, entrou em operação comercial. O equipamento cobre toda a América Latina, do México ao Cone Sul, e incluindo as ilhas do Caribe. Foi lançado em junho de 2016, passando por testes desde então.

O satélite tem 48 transponders equivalentes, de 36 MHz (Banda Ku). A partir de 2018, seus sinais vão cobrir também os Estados Unidos, quando será incorporado ao sistema mundial de GPS. Segundo a empresa, a partir de então, no Canadá, México, Porto Rico e Estados Unidos, o sistema de GPS da aviação passará dos atuais 10 metros para 1 a 2 metros de precisão.

O West B vai complementar a capacidade de outro satélite, lançado em 2013, o 117 West A, que já opera sobre a região Andina e o Cone Sul. O novo satélite não opera sobre o Brasil. O país é coberto pelo 65West A. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10576