Sateliot lança programa de educação na América Latina com Unesco

Iniciativa foi anunciada durante o Encontro Global de Educação, em Fortaleza; escolas do Brasil e do Chile serão as primeiras a participar do programa com foco em ciência e matemática
Sateliot lança parceria com a Unesco
Sateliot lança parceria com a Unesco (crédito: Sateliot)

A Sateliot anunciou, nesta segunda-feira, 4, a celebração de um acordo de colaboração com a Unesco, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, ciência e cultura. O objetivo é apoiar programas de inclusão e educação na área de ciência e matemática em países da América Latina.

A parceria foi celebrada durante o Encontro Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), em Fortaleza. A operadora de satélite com foco em Internet das Coisas (IoT) indicou que fornecerá treinamento para professores e educação para jovens nos campos de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e empreendedorismo.

A companhia ainda destacou que a iniciativa será posta em prática, inicialmente, em escolas do Brasil e do Chile. Em seguida, deve ser expandida para África, Ásia e Oriente Médio.

De acordo com empresa, o programa permitirá que professores conduzam programas baseados em projetos, enquanto alunos aprendem a desenvolver e implementar soluções inovadoras para resolver problemas reais de suas comunidades, com o objetivo de capacitá-los para que se tornem agentes de mudança.

“Esta parceria capacita estudantes em áreas remotas a adquirir habilidades transformadoras essenciais para os empregos de qualidade no futuro. É uma forma responsável e significativa de contribuir para um mundo mais equitativo através do poder transformador da educação”, afirmou Jaume Sanpera, CEO e cofundador da Sateliot, em nota.

Constelação

Focada em operar uma constelação de satélites NB-IoT com conectividade 5G, a Sateliot já conta com seis equipamentos na órbita terrestre baixa (LEO). Recentemente, a empresa espanhola conseguiu captar 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 184,6 milhões) em uma rodada de investimentos série B.

Ao todo, a constelação deve ter 250 equipamentos. A etapa comercial, ainda de forma parcial, deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2025. A previsão é de que a cobertura global de conectividade IoT tenha início em 2028.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11075