SAS mira criadores e usuários de IA generativa com novas soluções para 2024
Mergulhando no mundo da Inteligência Artificial (IA) generativa, o SAS anunciou, nesta terça-feira, 24, o lançamento de diversas aplicações com base na tecnologia para o ano que vem. Com as próximas soluções, baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), a empresa está mirando alcançar tanto desenvolvedores como usuários de IA.
Entre as novidades, o SAS deve disponibilizar no mercado uma tecnologia para geração de dados sintéticos. Com base em uma IA generativa desenvolvida pela companhia, a ferramenta tem como diferencial a capacidade de levantar inferências a partir de uma pequena base de dados.
A solução deve ser útil para casos de uso que contam com poucos dados disponíveis – por exemplo, o tratamento de uma doença com um número baixo de casos registrados. A expectativa é de que pequenas e médias empresas, que geralmente contam com poucos dados de clientes e do mercado, também possam utilizar a ferramenta para otimizar os negócios e fortalecer a tomada de decisão.
Além disso, a companhia está investindo em aplicações que utilizam LLM de terceiros, como o ChatGPT. Com isso, para 2024, também está no radar o lançamento de uma solução de assistência digital. Na prática, a ferramenta adapta uma IA generativa de uso público para as necessidades do negócio, podendo ser aplicada em diferentes áreas, como jurídica, financeira e de saúde.
“Nosso objetivo é fornecer uma IA generativa confiável aos clientes”, destacou Marinela Profi, Líder de Estratégia de Produto para Soluções de IA do SAS, nesta terça-feira, 24, em evento da empresa em São Paulo. “O que esperamos é introduzir pequenos modelos de linguagem especializados para casos indústrias, como bancos e telcos”, acrescentou.
A executiva também apontou que as soluções de IA prometidas para 2024 devem ajudar desenvolvedores de código e programadores com suas tarefas. Além disso, as ferramentas serão capazes de, com base em documentos e materiais de apoio, produzir conteúdos voltados a campanhas de marketing.
Ainda sem datas definidas, as soluções devem ter lançamentos globais no ano que vem. Para o SAS, a IA generativa deve causar um grande impacto no mundo dos negócios nos próximos anos.
“Vejo a IA generativa como a próxima onda, assim como foram a internet e as redes sócias”, indicou Marinela. “Estamos antecipando as necessidades que as pessoas ainda não sabem que têm”, completou.