Samsung vai investir US$ 356 bilhões na fabricação de semicondutores
O grupo Samsung vai investir 450 trilhões de won (o equivalente a US$ 356 bilhões) nos próximos cinco anos para acelerar a fabricação de semicondutores, biofarmacêuticos e outras tecnologias de próxima geração, disse a Samsung Electronics.
A gigante da Coreia do Sul informou nesta terça, 24, que os investimentos até 2026 devem ajudar a Samsung a impulsionar o crescimento de longo prazo em áreas estratégicas como o setor de chips. Ao mesmo tempo, “investimentos agressivos” no setor biofarmacêutico irão torná-lo tão bem-sucedido quanto os negócios envolvendo chips.
A Samsung Electronics não divulgou mais números, mas acrescentou que 80% dos investimentos em semicondutores serão feitos na Coreia do Sul. Disse também que baterias de veículos elétricos não estão incluídas nesse programa.
A Samsung SDI, unidade de baterias do grupo, e a Stellantis, controladora da Chrysler, planejam o anúncio de uma nova fábrica de baterias no estado norte-americano de Indiana, na próxima semana.
De acordo com a Samsung, a segurança das cadeias de suprimentos de chips e bio terá significado estratégico para a segurança econômica da Coreia do Sul.
Percepção
A Samsung já havia alertado o mercado sobre a falta de chips há mais de um ano.
Pouco depois, a União Europeia traçou plano para reduzir a dependência em semicondutores.
Agora, a Samsung decidiu investir, para a fabricação dessas peças, um valor que é 30% maior que seu investimento total com essa finalidade, em cinco anos.
Um efeito direto da injeção dos 450 trilhões de won é a criação de 1,07 milhão de empregos, avaliou a empresa.