Saiba quem fala sobre investimento nas redes sociais
O Instagram é a plataforma mais utilizada pelos principais influenciadores digitais que falam sobre investimentos nas redes sociais. É o que mostra o relatório FInFluence – quem fala de investimentos nas redes sociais, publicado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) com apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados). Nesta segunda edição, o relatório traz um ranking dos 10 influenciadores mais relevantes considerando Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.
O YouTube é a segunda plataforma mais utilizada por esses influenciadores e o Twitter é a menos utilizada. As mulheres são minoria no ranking – apenas três perfis são comandados por elas e dois deles pertencem a Nathália Arcuri (no caso, as redes pessoais e o canal Me Poupe!, criado pela influenciadora).
Tipos de influenciadores
Os produtores de conteúdo são a categoria de influenciadores mais relevante, conquistando nove dentre dez posições na seleção. As tipologias foram definidas na primeira edição do relatório com base no que os influenciadores declaram em seus perfis e nas publicações feitas. Essa categoria tem uma abordagem abrangente, já que fala sobre temas que variam de investimentos específicos, passando por análises de mercado e dicas de ações para ficar de olho.
No levantamento como um todo, é a categoria que responde pelo maior número de influenciadores ativos (53), pelo maior número de publicações (78,4 mil) e pelo maior público alcançado: 49 milhões de seguidores.
Único analista da seleção, Tiago Guitián Reis faz parte da segunda maior categoria de influenciadores, que contém 50 personagens. Os integrantes desse grupo costumam trabalhar em casas de análise ou atuar de maneira independente na produção de análises técnicas e indicações de investimentos. Com uma audiência de 8,6 milhões de seguidores, os analistas fizeram mais de 45,4 mil posts no período do monitoramento.
Como o ranking foi feito
A identificação dos mais influentes segue metodologia construída a partir de cinco critérios analisados no Instagram, Twitter, Youtube e Facebook:
Popularidade: é a soma das quantidades de seguidores nos perfis do influenciador em cada uma das redes sociais que possui;
Autoridade: foram analisadas como as audiências e os publicadores interagem sobre um determinado assunto. Quanto mais central/essencial o influenciador for para a formação daquela “bolha” temática, mais autoridade ele tem no assunto;
Articulação: é explorado o potencial de intermediação do influenciador para aumentar o alcance de uma temática relacionada ao universo financeiro;
Comprometimento: é o volume de publicações feitas;
Engajamento médio: representa a média das interações (curtidas, comentários, reações e compartilhamentos) no total de posts do perfil.
Nesta segunda edição, foram mapeadas aproximadamente 406 mil postagens feitas por 277 influenciadores de investimentos de 6 de fevereiro a 31 de dezembro de 2021.
91,5 milhões de seguidores
Os influenciadores digitais de investimento alcançaram 91,5 milhões de seguidores no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube em dezembro de 2021, um crescimento de 23,6% sobre fevereiro do mesmo ano, quando somavam 74 milhões.
Os influenciadores fizeram, em média, 1.237 publicações diárias no período de monitoramento, o que representa um crescimento de 5,5% sobre a primeira edição do relatório. A quantidade de players ativos ganhou onze novos personagens e o número de perfis subiu de 591 para 612, uma alta de 9% no período, o que indica que alguns influenciadores ampliaram o escopo de atuação para novas redes sociais.
TOP 10
1 – Economista sincero (produtor de conteúdo)
2 – Nathália Arcuri (produtor de conteúdo)
3 – Bruno Perini – Você Mais Rico (produtor de conteúdo)
4 – Me poupe! (produtor de conteúdo)
5 – O Primo Rico (produtor de conteúdo)
6 – Gustavo Cerbasi (produtor de conteúdo)
7 – Tiago Guitián Reis (analista)
8 – Ports Trader (produtor de conteúdo)
9 – Café com Ferri (produtor de conteúdo)
10 – Nath Finanças (produtor de conteúdo)
(com assessoria)