Russia quer ampliar defesa cibernética e vai se desconectar da internet

A intenção é fazer a desconexão por pouco tempo, para preparar os provedores russos para adquirir capacidade para operar no caso de potências estrangeiras tomarem medidas para isolar o país do mundo online.
By Pixabay

A Rússia está para aprovar a um projeto de Lei, conhecido por Programa Nacional de Economia Digital, que permite que o país faça a desconexão da internet global como parte de um teste de suas defesas cibernéticas.

A intenção é fazer com que a sua rede da Web circule apenas dentro do país, ao invés de serem roteados internacionalmente. O projeto estabelece mudanças técnicas necessárias para que a internet russa seja operada de forma independente.

Atualmente, 12 organizações supervisionam os servidores que servem de base para o DNS ( sistema de endereçamento de rede) e nenhuma delas está na Rússia. No entanto, e já circulam na Rússia várias cópias do conjunto de endereços considerados núcleo da rede, o que indica que seus sistemas poderiam continuar operando mesmo se uma ação fosse tomada para isolar o país digitalmente.

Comenta-se que o teste será feito antes de abril, mas ainda sem data certa.  (com agências internacionais e BBC)

 

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10521