Rumo ao 5G: 42 canais de TVRO já iniciaram transmissão em banda Ku
Terminou em 31 de maio o prazo para as emissoras de TV aberta transmitida por satélite – a chamada TVRO -, iniciarem o uso da banda Ku para transmissão de sinal utilizando os satélites da Embratel Star One D2 ou Star One C4, que ficam a 70º Oeste.
Ao todo, 42 canais ativaram a dupla iluminação no país nesta semana, e estão transmitindo tanto na Banda C, que já utilizavam, quanto na banda Ku, através dos satélites da Embratel.
A migração das emissoras para a banda Ku, que é sintonizada através de um decodificador digital para sinal de satelite e utiliza antenas menores, acontece em razão da instalação do 5G “puro”, na faixa de 3,5 GHz, no Brasil.
Conforme determinado pela Anatel, a partir de julho as operadoras celulares terão condições de ativar o sinal sem risco de que a interferência provocada pelo 5G na TVRO fique sem alternativa. Como a TVRO utilizava até hoje a banda C, que sofre interferências da rede móvel, a realocação para a banda Ku foi o caminho encontrado para garantir a manutenção do serviço.
Ao todo, 118 canais fazem parte da lista preferência de uso dos satélites da Embratel Star One. São canais que já existiam em TVRO e pediram o direito de migrar à Anatel. Mas a lista completa de interessados em utilizar a banda Ku para TVRO chega a 200 canais, pois muitas emissoras manifestaram o desejo de entrar neste segmento televisivo.
Segundo a Embratel, seus satélites têm capacidade para receber todos os canais com direito preferencial e todos os interessados, que não têm lugar garantido no D2 ou C4.
A empresa diz que 42 dos 118 que poderiam migrar já resolveram esperar o aquecimento do mercado em banda Ku. “Estima-se que já no mês de junho o varejo começará a vender kits receptores TVRO Ku e que em até 60 dias, no máximo, a EAF iniciará a distribuição dos kits receptores ao público de baixa renda do Cadastro Único do Governo”, diz a empresa ao Tele.Síntese, por nota.
Confira abaixo a lista dos 42 canais que já retransmitem o sinal em banda Ku:
- – Band BA
- – Band MG
- – Band RJ
- – Band SAT
- – Band SP
- – CNT Curitiba
- – CNT Rio de Janeiro
- – Evangelizar
- – Globo Brasília
- – Globo Minas
- – Globo Nordeste
- – Globo RJ
- – Globo SP
- – Ideal TV
- – Jovem Pan News
- – Pai Eterno
- – Record News
- – Rede 21
- – Rede Família
- – Rede Gazeta SP
- – Rede Vida
- – Rede Vida 2
- – Rede Vida 3
- – SBN
- – SBT
- – SBT BSB
- – SBT RIO
- – SBT RS
- – SBT SP
- – Terra Viva
- – TESTE TVRO
- – TESTE TVRO 2
- – TV Brasil
- – TV Brasil 2
- – TV Câmara
- – TV Canção Nova
- – TV Horizonte
- – TV Justiça
- – TV Record Nacional
- – TV Século 21
- – TV Senado
- – TV Verdade
Conforme determinação do Gaispi, grupo que orientação da limpeza do espectro de 3,5 GHz para chegada da 5G, não há problema se os demais canais de TVRO em banda C com direito de preferência demorarem a ativar o sinal em banda Ku. A Embratel Star One precisa deixar o espaço para eles reservado em seus satélites.
Os canais legislativos, por exemplo, devem demorar ainda a entrar, pois haviam manifestado dificuldade em ativar neste ano o sinal em banda Ku. Chegaram a apresentar recurso do Gaispi pedindo adiamento do prazo até 31 de maio. Mas abriram mão do recurso após a edição da portaria da Anatel que previu a reserva do espaço nos satélites da Embratel.
Errata: a primeira versão deste texto informou erroneamente que decodificador poderia ser DTH. O correto é decodificador digital satelital.