SP lança aplicativo público de transporte para concorrer com Uber e 99

De acordo com prefeitura da capital, o objetivo é das "uma alternativa de plataforma de mobilidade urbana com preço justo para motoristas e usuários".
São Paulo lança aplicativo público de transporte no modelo da Uber
São Paulo capital cadastra motoristas em aplicativo de transporte individual (Imagem ilustrativa do Freepik)

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira, 9, um aplicativo de transporte individual de passageiros para a capital para concorrer com o serviço privado oferecido pelas empresas Uber, 99 e Cabify, mas administrada pela gestão pública: o MobizapSP, encontrado para os sistemas operacionais Android e iOS.

A princípio, a plataforma está recebendo o cadastro de motoristas, para posteriormente liberar as viagens aos passageiros. Apesar disso, já está disponível para download e criação de conta para qualquer interessado por meio do site da plataforma.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). Em nota, a prefeitura afirma que “visa melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros” (saiba mais abaixo).

Taxas

O aplicativo foi desenvolvido pelo Consócio 3C – composto pelas empresas CLD (Construtora, Laços Detetores e Eletrônica), Consilux Consultoria e Construções Elétricas e CSX Inovação. A seleção se deu por licitação, com o principal critério de menor percentual descontado sobre o valor das corridas, que no caso ficou fixado em 10,95%.

Inicialmente, o MobizapSP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. Já o destino pode ser em outras cidades do estado. O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartões de crédito, débito ou crédito no aplicativo.

Concorrência

Durante o lançamento da plataforma nesta quinta-feira, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Ricardo Teixeira, falou sobre a necessidade de ter um “órgão regulamentador” do transporte individual de passageiros ao justificar a iniciativa.

“É uma necessidade que a cidade tem, até para ter um órgão regulamentador, pra você ter um padrão, pra você também ter concorrência, para não ter uma unanimidade na iniciativa privada. Pra você ter algo na coisa pública, que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo”, disse Teixeira.

O ex-motorista de Uber e atual vereador de São Paulo, Marlon Luz (MDB), um dos apoiadores do projeto, fez um discurso contra o “monopólio” das empresas privadas e falou sobre a plataforma pública vem como uma opção de dar “quebrar o monopólio” e “qualidade de remuneração” aos colaboradores. “A gente sabe que a concorrência é melhor para todo mundo, eleva os patamares”, disse Luz.

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Da Redação

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