Reveal 5: NEC lança nova versão de ferramenta de reconhecimento facial forense
A NEC anunciou, nesta terça-feira, 16, uma nova versão da sua ferramenta de reconhecimento facial forense, a NeoFace Reveal Versão 5 – ou apenas Reveal 5. O aplicativo tem o uso destinado a investigações criminais e processos de prevenção de fraudes, com apelo para agências governamentais, autoridades policiais e organizações de processamento de requerentes civis.
Segundo a NEC, o Reveal 5 permite que os usuários identifiquem imagens faciais mesmo em casos em que a qualidade de identificação for muito baixa. A aplicação é capaz de fazer pesquisas do tipo “um para muitos” (1:N) ou “um para um” (1:1) em bancos de dados de todos os portes.
Em comunicado, a empresa de soluções de TI destacou que a aplicação foi validada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) no Face Recognition Vendor Test (FRVT) – uma avaliação em larga escala para sistemas de reconhecimento facial. Além disso, tem “resiliência a variantes de idade, raça e ângulo de pose”, informou a NEC.
Em relação às versões anteriores, o Reveal 5 conta com as seguintes atualizações:
• Nova interface de usuário simplificada para examinadores forenses, investigadores criminais e detetives, com o objetivo de aumentar a facilidade e a eficiência do método ACE-V, o mais comum exame forense em todo o mundo.
• Ferramentas ampliadas de aprimoramento de imagem, com a versão mais recente do programa contando com um conjunto de algoritmos para melhorar a precisão de comparação de imagens de baixa qualidade ou rostos capturados em ângulos pouco evidentes.
• Análise morfológica que assegura uma identificação precisa.
• Gerenciamento de evidências e casos, por meio de uma trilha de autoria das investigações, registrando todas as etapas do caso analisado.
Segundo a NEC, o Reveal 5 tem suporte a diversos casos de uso, com ênfase em investigações criminais, verificação de identidade e detecção e prevenção de fraudes. (Com assessoria de imprensa)