Reino Unido pode apoiar consolidação no celular para bancar 5G, diz relatório do governo
Um recente relatório do governo do Reino Unido admite que as autoridades poderão vir a apoiar a consolidação no mercado de telefonia celular desde que os atuais players demonstrem que ela é necessária para viabilizar os investimentos na 5G. O comentário das autoridades causou surpresa já que dois anos atrás bloquearam a aquisição da O2, do grupo Telefónica, por 10, 25 bilhões de libras esterlinas pela Hutchison Whampoa.
“O investimento móvel deve ser monitorado de perto pela Ofcom e opções apropriadas devem ser consideradas se ficar claro que a atual estrutura de mercado não está apoiando o investimento da rede em 5G em níveis sustentáveis”, disse o relatório do governo, segundo o Financial Times.
O debate sobre a consolidação na indústria celular volta à cena no Reino Unido depois que as redes norte-americanas T-Mobile e Sprint fecharam um acordo para testar as chances de o regulador aceitar um mercado de três participantes nos EUA.
A visão de que menos players móveis maiores é uma necessidade no mercado para garantir os investimentos em 5G já se espalhou dos Estados Unidos para a França. O regulador francês já disse que está aberto a um acordo e as redes locais começaram a se antecipar nessa direção. Agora, o Reino Unido dá os primeiros passos nesse caminho. (Com noticiário internacional)