Reino Unido faz leilão de espectro para a 5G

EE, Vodafone, Three e Telefónica participam da disputa por lotes de 2,3 GHz e 3,4 GHz.

martelo-globo-leilao-936x600 mundo justiça

O Reino Unido iniciou nesta semana o leilão de faixas de espectro de 2,3 GHz e de 3,4 GHz. As frequências deverão ser compradas por operadoras dispostas a implantar redes móveis de quinta geração (5G). Ao menos cinco empresas já manifestaram interesse: Airspan, EE, Hutchison 3G, Telefónica UK (O2) e Vodafone.

Serão vendidos quatro lotes de 2,3 GHz e 38 de 3,4 GHz. Ao todo, 190 MHz serão leiloados, sendo 40 MHz na faixa de 2,3 GHz. A EE, empresa que mais detêm frequências no Reino Unido, poderá concorrer apenas por lotes de 3,4 GHz. À Vodafone também foram impostos limites.

O leilão funcionará de forma distinta da praticada no Brasil. As empresas concorrentes precisaram depositar antecipadamente £ 1 milhão, apenas para concorrer. Depois, são feitas rodadas a fim de valorar os lotes, cujos preços começam em £ 10 milhões para cada 10 MHz na faixa de 2,3 GHz; e de £ 5 milhões para cada 5 MHz de 3,4 GHz.

Cada empresa diz quantos MHz quer e quanto paga por eles. Havendo disputa, o regulador aumenta os preços, e novos lances são dados. As rodadas terminam quando oferta e demanda se equilibrarem.

Até o momento, a rodada principal está em andamento. As empresas já se dispuseram a pagar £ 25,9 milhões pelas faixas de 2,3 GHz (compatível com os celulares atuais). Enquanto os lances pelos lotes de 3,4 GHz somam £ 5,5 milhões. A demanda, no entanto, estaria maior pela faixa de 3,4 GHz. Há pedidos para adquirir 340 MHz a maior do que o oferecido, enquanto na outra faixa, a busca está 20 MHz além.

Depois dessa fase, vem uma de organização do espectro. Cada empresa participante vencedora na rodada anterior deverá aumentar a oferta para escolher qual lote, exatamente, pretende usar.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10408