Receitas e tarifas das operadoras de celular caem em 2015, diz Anatel
O mercado de telefonia celular brasileiro é um dos mais competitivos do mundo, mostra o estudo da Anatel. O relatório sobre o mercado de SMP divulgado pela agência aponta que essa competição, se é boa para o cliente, pois está reduzindo os preços dos serviços, traz também sérias consequências para as empresas, que faturaram menos em 2014 e 2015 do que nos anos de 2008 e 2009 no Brasil, se os valores fossem atualizados pela inflação.
Há também uma queda real de 53,9% no ARPU (conta média do usuário ) do primeiro trimestre de 2009 ao segundo trimestre de 2015. Uma redução média de 3% por trimestre. “Esse fenômeno se deve ao fato de que houve um acentuado crescimento da base de usuários e um aumento pouco significativo da ROL”, avaliam os técnicos da agência.
Preço
Devido à grande variedade de preços oferecidos no mercado, o estudo da Anatel prefere lidar com o preço médio praticado, mesmo assim levando em consideração apenas a receita operacional e o tráfego de voz sainte.
Com isso, a agência constatou que há, mesmo, queda nos valores dos minutos cobrados, pois aumentaram os minutos falados. Assim, o preço do minuto médio passou de R$ 0,123 para R$ 0,117 no ano passado. A queda, avalia a agência pode ter sido provocada pela redução da taxa de interconexão (VU-M).
O estudo comparativo que faz entre os preços das operadoras refere-se ao ano de 2013, apenas.