Receita das competitivas cresce 5,7% no primeiro trimestre de 2023

Na comparação anual, a receita líquida dos ISPs avançou 17,6%, percentual que cai para 12,6% se incluídos os desempenhos das grandes operadoras

Crédito: Freepik

As operadoras competitivas de banda larga fixa fecharam o primeiro trimestre de 2023 com alta na receita líquida de 5,7% na comparação com o trimestre anterior. Frente ao mesmo período do ano passado, a elevação foi de 17,6%, como mostra dados da Anatel consolidados pela consultoria Teleco.

Ao considerar as operadoras de grande porte além das competitivas, a receita líquida da banda larga fixa no primeiro trimestre cresceu 2,6%, em função do desempenho negativo da Sky ( -12,1%), da Claro (-7,1%) e da TIM (-2,6%). A receita da Telefônica cresceu 5,4% no período e a da Oi se manteve estável.

No geral, a receita líquida da banda larga fixa cresceu na comparação anual 12,6%.

Em março deste ano o número total de acessos de banda larga fixa chegou a 46,2 milhões, o que representa um crescimento anual de 8%. O número de adições nos três primeiros meses de 2023 foi de 838 mil. Na comparação anual, esse número chega a 3,4 milhões de novos contratos, com crescimento de 1,8%.

As competitivas detinham no período 23,4 milhões de acessos, apesar do número ainda significativo de subnotificações. Dos 31,3 milhões de contratos em fibra óptica, os ISPs respondiam por 19,7 milhões. A maioria dos contratos (40 milhões) ofereciam velocidades acima de 34 Mbps.

Em abril, o número de acessos da banda larga fixa cai para 45,6 milhões, quantidade que ainda será revisada pela Anatel.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 2611