Ran Sharing entre Oi e TIM é ampliado

A Anatel autorizou hoje, 12, o compartilhamento das frequências de 2,5 GHz e 1,8 GHz entre Oi e TIM
(Crédito: Shutterstock K-Kwan Kwanchai)

A Anatel autorizou hoje, 12, a ampliação do compartilhamento sob a forma de ran sharing ( ou o compartilhamento de rede de acesso via rádio) entre a Oi e a TIM.

Além de permitir que esse compartilhamento ocorra também na 4G (em 2,5 GHz) – antes ele só estava autorizado para a frequência de 1,8 GHz (3G) –, a agência dá mais um passo na liberalização do mercado, ao permitir que as duas operadoras compartilhem as  frequências umas das outras.

segundo o relator, conselheiro Leonardo de Morais, tanto a TIM como a Oi poderão somar os 10 MHz que cada uma tem na faixa de 2,5 GHz, para oferecer mais serviços de banda larga móvel.

No compartilhamento que a Anatel permitia até hoje, as duas empresas só podiam compartilhar os equipamentos eletrônicos, como as erbs (estações). Agora elas poderão compartilhar o espectro e o core da rede.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2279