Quatro em cada dez empresas estão expostas à “nuvem tóxica”, aponta Tenable

Relatório da empresa alerta sobre os perigos de cargas de trabalho em nuvem expostas, altamente vulneráveis e com falhas de acesso privilegiado
Quatro em cada dez empresas estão expostas à nuvem tóxica, diz Tenable
Tenable alerta sobre as vulnerabilidades na nuvem (crédito: Freepik)

Cerca de quatro em cada dez organizações no mundo estão expostas à “tríada tóxica na nuvem”, aponta a companhia de segurança cibernética Tenable. O conceito se refere à combinação de cargas de trabalho em nuvem expostas publicamente, criticamente vulneráreis e altamente privilegiadas.

Segundo a empresa, cada um desses desalinhamentos gera riscos aos dados na nuvem. Quando combinados, aumenta-se drasticamente a probabilidade de exposição e, consequentemente, de sofrer um ataque cibernético.

As informações são da pesquisa Tenable Cloud Risk Report 2024, apresentada por executivos da empresa em evento com jornalistas nesta quarta-feira, 16, em São Paulo. O estudo ainda aponta que 74% das organizações têm armazenamento publicamente exposto, 84% têm chaves de acesso perigosas para os recursos na nuvem (não utilizadas ou antigas, com permissões excessivas) e 23% das identidades têm permissões de severidade alta (acesso a ambientes que deveriam ser mais restritos).

Arthur Capella, country manager da Tenable no Brasil, apontou que as vulnerabilidades com software, tanto em nuvem como na infraestrutura tradicional de TI, crescem 20% ao ano. Nesse contexto, a empresa busca se posicionar como fornecedora de soluções para orquestração de dados e cibersegurança.

“As combinações tóxicas na nuvem envolvem cargas de trabalho expostas externamente, com alto nível de privilégio e vulnerabilidade crítica – ou seja, o risco é muito grande”, afirmou o executivo. “Nuvem é algo muito dinâmico, não para de crescer, é difícil de conter e controlar. Então, apesar de uma série de benefícios, você tem que lidar com riscos exacerbados”, acrescentou.

Mercado em crescimento

No evento, o diretor de Operações da Tenable, Mark Thurmond, alertou que a ameaça cibernética é um dos maiores riscos que empresas e governos podem enfrentar. Segundo ele, em função desse cenário, a plataforma de gerenciamento e proteção de cargas de trabalho da companhia, a Tenable Cloud Security, cresce “a uma taxa de três dígitos ao ano”.

Thurmond também apontou que o Brasil tem ganhado destaque nos negócios da companhia. “Este é um dos países mais importantes para a Tenable. Nos últimos anos, o Brasil se tornou um dos países com [taxa de] crescimento mais rápido para nós”, salientou.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087