Qualcomm lança oitava geração de chips Snapdragon
A Qualcomm Technologies apresentou a plataforma móvel Snapdragon 8 Elite. A principal novidade do chipset é a adoção da CPU Qualcomm Oryon, de segunda geração, juntamente com a GPU Qualcomm Adreno e a NPU Qualcomm Hexagon.
A apresentação ocorre em um contexto de crescente demanda por dispositivos móveis com maior capacidade de processamento e recursos de IA. Empresas como Samsung, Xiaomi, OPPO e Motorola já anunciaram futuros dispositivos equipados com o Snapdragon 8 Elite. A nova plataforma promete melhorar o desempenho de smartphones e traz inovações em IA generativa, câmera e jogos.
Entre as principais funcionalidades, a plataforma permitirá a integração de IA multimodal diretamente nos dispositivos, otimizando tarefas como reconhecimento de voz e imagem.
Eficiência em dispositivos móveis
A CPU Qualcomm Oryon de segunda geração é a principal novidade da plataforma Snapdragon 8 Elite. Chris Patrick, vice-presidente sênior da Qualcomm Technologies destacou a transição da CPU dos PCs para os dispositivos móveis. Segundo ele, a nova CPU promete maior eficiência energética e desempenho aprimorado.
Essa nova tecnologia também está preparada para impactar diretamente futuras aplicações de IA, segundo a Qualcomm.
A empresa aposta na IA generativa como ferramenta para melhorar a experiência de usuários. A NPU Qualcomm Hexagon aprimorada permite que os dispositivos compreendam contexto, fala e imagens diretamente no aparelho, sem necessidade de processamento na nuvem.
Realme e Snapdragon
A realme anunciou o lançamento global do GT 7 Pro em novembro, sendo o primeiro smartphone flagship equipado com o chipset Snapdragon 8 Elite da Qualcomm a chegar ao mercado – lá fora. O chip Snapdragon 8 Elite que o equipa é produzido com tecnologia de 3 nm e utiliza arquitetura octa-core 2+6. (Com assessoria de imprensa)