Qualcomm lança novo chip para smartphones intermediários

Snapdragon 670 já está em distribuição. Aparelho equipados com o SoC chegam ao mercado ainda neste trimestre.

A Qualcomm lançou hoje (8) o Snapdragon 670, chip para smartphones intermediários. O componente, diz a empresa, foi aperfeiçoado para oferecer melhor desempenho no processamento de tarefas de inteligência artificial em cinco frameworks (como Caffe, TensorFlow e ONNx), além do processamento tradicional. Também recebeu melhorias para lidar com fotos e com arquivos multimídia.

A fabricante diz que fez o upgrade na plataforma graças ao sucesso dos modelos anteriores, como Snapdragon 635, 636 ou 620. Ao todo, a linha 600 da empresa já equipa mais de 1450 modelos diferentes de dispositivos móveis, de diferentes fabricantes, entre os quais Samsung, Motorola, Asus, Sony, LG.

Itens que garantiram o mercado da plataforma, como a recarga rápida de bateria e reconhecimento de digitais por hadware continuam embutidos. O processamento é feito por dois núcleos dedicados a demandas pesadas, com clock de até 2 GHz, com apoio de outros seis núcleos ativados sob demanda, de até 1,7 GHZ, o que resulta em um desempenho até 15% melhor que o Snapdragon 660.

Também o chip gráfico (GPU) foi melhorado para o modelo Adreno 615, que continua capaz de rodar jogos 3G e capturar vídeo em 4K, mas, agora, gastando menos bateria e fazendo tudo 25% mais rápido. O modem é o mesmo X12 que vinha no 635, capaz de realizar downloads a velocidades teóricas de até 600 Mbps, e uploads de 150 Mbps. E o chip para processamento fotográfico comporta câmeras de até 25 MP, um sistema dual câmera de aé 16 MP.

O Snapdragon 670 já começou a ser distribuído e celular equipados com o componente devem ser lançados ainda neste terceiro trimestre. O SoC é o quinto lançado pela Qualcomm neste ano. Para aparelhos um pouco mais sofisticados, a empresa já havia anunciado o 710, e para smartphones mais simples, os chipsets Snapdragon 632, 439 e 429.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111