Qualcomm lança nova geração da plataforma Snapdragon 7 para smartphones

Snapdragon 7+ Gen 2 gasta menos energia nos processos com inteligência artificial, mesmo sendo mais rápida, e aceita dual-SIM 5G

Divulgação

A Qualcomm anunciou hoje, 17, a nova plataforma para dispositivos móveis, batizada de Snapdragon 7+ Gen 2. Reunindo componentes de processamento de tarefas, de vídeo, de inteligência artificial e  conectividade 5G, o produto, segundo a empresa, executa os programas gastando menos energia, embora com maior desempenho.

A CPU Kryo possui velocidades máximas de 2,91 GHz, e desempenho até 50% melhor que a geração anterior. A GPU Adreno tem desempenho 2x melhor, segundo a fabricante. O Snapdragon 7+ Gen 2 alcança até 13% de eficiência energética para uso diário prolongado.

A plataforma também tem melhorias na captura e processamento de imagens. O chipset é capaz de fazer captura de 30 fotos em ambientes escuros rapidamente e mesclá-las para produzir uma imagem com boa iluminação. Suporta ainda sensores com até 200 megapixels de resolução.

A empresa diz que os componentes processam requisições de inteligência artificial duas vezes mais rápidos que a versão anterior, consumindo menos energia. Traz ainda o Sensing Hub, tecnologia capaz de compreender o contexto em que o usuário está – reconhece a atividade que o usuário faz no momento e detecta também a “cena acústica”. Ou seja, através do som, a IA consegue se antecipar às possíveis demandas do dono do aparelho. Outra aplicação da tecnologia se dá em fotos, vídeos e jogos, com melhora automática de conteúdo em resolução 1080p para 4K.

Em termos de conectividade, a plataforma usa o modem Snapdragon X62 5G, com velocidades de download de até 4,4 Gbps. E suporte para 4G / 5G Dual-Sim Dual Active (DSDA) para que os consumidores possam utilizar dois SIMs ao viajar ou para separar suas comunicações pessoais e de trabalho, o que não havia em aparelhos 5G até agora. Já o WiFi 6E alcança velocidade de download de até 3,6 Gbps, trabalhando inclusive na banda de 6GHz.

Os aparelhos com o chipset chegam ao mercado já neste mês de março. Empresas confirmaram o lançamento são Redmi (Xiaomi) e realme. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589