Qualcomm demonstra transmissão em VR e áudio 3D no Rock in Rio

Teste usa rede 5G implantada na Cidade do Rock. Visitantes de estande podem experimentar dispositivos com a tecnologia
Usuário com óculos de realidade virtual. (Foto: flickr.com/photos/bagogames/)

A Qualcomm está demonstrando no Rock in Rio, junto com a Globo, aplicações de realidade virtual com som 3D e imagens em 360 graus, transmitidos a partir da rede 5G montada no local. Quem estiver no estande da Globo e do Globoplay, poderá ter uma amostra, assistindo os shows do Palco Mundo, o principal do festival, em smartphones ou headsets de realidade virtual.

Tendo como base o formato de VR Stream e fazendo a gravação com uma câmera 360 graus, a transmissão utiliza uma tecnologia de áudio 3D – MPEG-H Ambisonics – que permite ao usuário, por exemplo, selecionar no vídeo o instrumento que deseja escutar. Dessa forma, a experiência sonora acontece em alta resolução e precisão e se torna totalmente integrada ao conteúdo visual.

Para que a realidade virtual se torne possível, são necessárias algumas aplicações tecnológicas de ponta nos dispositivos móveis. Uma delas é a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 855, que foi projetada para garantir experiências premium de VR dentro das condições térmicas e de energia de um headset de VR. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10576