Quais metrópoles brasileiras têm LTE mais disponível?
A empresa de pesquisa em telefonia móvel OpenSignal divulgou hoje (12) uma lista das metrópoles brasileiras com cobertura LTE (4G) “mais disponível”. Pela metodologia, é medida a quantidade de vezes locais em que celulares com aplicativos da consultoria encontram e permanecem conectados a uma rede 4G.
A análise indica que as grandes cidades do país têm uma disponibilidade de rede acima de 73%. Belo Horizonte, conforme o relatório, sai-se melhor entre as 14 grandes cidades avaliadas. A capital mineira tem disponibilidade de 81,1%. A segunda colocada é Goiânia, 79,5%, e a terceira, Salvador, com 79%. O Rio de Janeiro tem o pior resultado, com média de 73,1% de disponibilidade do sinal 4G.
Todas as 14 maiores cidades do país, em termos populacionais, ficaram com média acima do restante do país, em que os usuários encontram LTE em 66,8% do tempo. A OpenSignal indica que os números tendem a melhorar nas capitais, com a liberação do espectro de 700 MHz para uso das operadoras.
Velocidade
Além da disponibilidade, o levantamento mediu também a velocidade média de conexão nas mesmas cidades. Porto Alegre, no caso, foi a capital com melhor desempenho, com 25,2 Mbps de download, em média, e 8,8 Mbps de upload.
Em seguida vem Brasília, com 21,9 Mbps de upload e 8,8 Mbps. Em terceiro, aparece Curitiba, com 21,1 Mbps e 6,9 Mbps respectivamente. A conexão é mais lenta, das 14 cidades analisadas, em Manaus. Ali, o usuário navega a 13,3 Mbps, e sobe arquivos a 4,9 Mbps, em média.